« Voltar

18/10/2018

Sistema tributário regressivo: você sabe o que isso significa?

A regressividade no sistema tributário acontece quando quem ganha menos paga mais impostos. Injusto, né? É por isso que defendemos a progressividade: quem ganha mais, deve pagar mais, quem ganha menos, deve pagar menos.

Para chegar lá, precisamos reduzir os impostos sobre o consumo, aqueles que você paga na conta de luz e de água e também ao comprar qualquer produto. Esses impostos são regressivos, já que quem ganha menos gasta uma parte maior da própria renda para pagá-los: o custo do imposto de um saco de arroz pesa mais para quem ganha um salário mínimo do que para quem ganha R$ 200 mil por mês.

Hoje, os impostos sobre consumo representam metade da carga tributária do país. A Reforma Tributária Solidária propõe reduzir esse percentual para 36,7%. Isso significa reduzir os impostos sobre o consumo em R$ 231,7 bilhões!

Diminuindo os impostos sobre o consumo, sobra mais dinheiro para você consumir e ter mais qualidade de vida. De quebra, isso movimenta a economia, gerando mais produtividade e mais empregos. Gostou da ideia? Conheça as demais propostas da #ReformaSolidária!